A Licenciatura em Física da Universidade do Minho
A Licenciatura em Física é um curso de primeiro ciclo e tem como objectivo formar licenciados com um conhecimento abrangente e sólido nas suas diversas áreas. Estas incluem quer a física clássica – a mecânica, o electromagnetismo, a óptica, a termodinâmica e a física estatística, quer a física moderna – a física quântica, a física do estado sólido, a física atómica e a física do núcleo e partículas elementares.

A Licenciatura é composta por seis semestres letivos, com dois percursos alternativos, Física e Física com minor em Química, tendo uma ligação forte à componente experimental.

No último semestre os alunos têm a oportunidade de executar trabalhos em ambiente de laboratório de investigação ou em contexto empresarial, de modo a poderem utilizar os conhecimentos teóricos e experimentais adquiridos no curso para a sua iniciação ao trabalho de carácter profissional em Física.

Saídas Profissionais
Atendendo ao seu carácter abrangente e tendo em conta a experiência dos atuais licenciados, os licenciados em Física ficam habilitados a desempenhar funções científicas em Laboratórios de Investigação e Centros de Investigação universitários, e funções técnicas e de consultadoria em áreas tão diversas como a indústria, a área hospitalar ou mesmo em empresas da área financeira.

Acesso a estudos superiores
Dado o seu caráter de base, a Licenciatura em Física permite aceder a uma gama alargada de cursos de 2º ciclo (Mestrado), onde os licenciados poderão aprofundar os seus conhecimentos e obter formação especializada na área da sua preferência, incluindo a habilitação para a docência, complementando os seus estudos.


      

      Escola de Ciências

      Departamento de Física

      Centro de Física